Um debate algo surpreendente

Surpreendente, é a palavra que me ocorre para definir o debate de ontem à noite na Sporting TV e, surpreendente porque em primeiro lugar eu não esperava um Madeira Rodrigues tão seguro e à vontade, de tal forma que em alguns momentos até conseguiu atrapalhar o seu oponente, mas principalmente porque não estava à espera de que Bruno de Carvalho adoptasse uma postura institucional mais defensiva do que é habitual, contrariando a sua natureza, o que de certa forma permitiu que alguns analistas considerassem que ele perdeu este debate.

Fiquei com a sensação de que Bruno de Carvalho estava condicionado por uma estratégia definida, algo que para o exterior até pode ter sido negativo, mas para os sportinguistas se calhar nem tanto, pois estou certo de que a maioria não gostaria que a coisa tivesse descambado como alguns estariam à espera que descambassse. Ou seja, penso que Bruno de Carvalho ganhou mais do que perdeu ao não partir a loiça toda, embora isso tenha dado algum espaço para Madeira Rodrigues brilhar.

Fiquei também surpreendido com o facto de Madeira Rodrigues não ter nem aflorado a questão do investidor fantasma que me parece ser um dos pontos mais fracos deste mandato de Bruno de Carvalho, a par do Futebol que por muito que se queira negar foi o maior insucesso desta Direcção, pelo campeonato prometido que falhou, pela desastrosa politica de contratações e pelo caso Marco Silva, restando ainda saber como vai ser o desfecho da relação com Jorge Jesus, uma situação cujo balanço final por agora não se pode fazer.

Por falar no treinador, também me surpreendeu que Bruno de Carvalho não tivesse aproveitado para encostar o candidato à parede nesta questão, onde Madeira Rodrigues está claramente entalado entre os custos do despedimento de Jorge Jesus e a necessidade de encontrar um sucessor ao mesmo nível. Aliás, é grande a expectativa em relação a esse nome que está para sair na próxima semana.

Lazlo Boloni é que foi sem dúvida um bom tiro. Aqueles que me conhecem há mais tempo, sabem que já em 2003 eu defendia que em vez de terem dispensado o romeno, deveriam tê-lo chutado para cima, criando o cargo de Director Técnico, ou seja alguém que supervisionasse todo o futebol do Sporting, desde os infantis até à equipa principal. Boloni pode não ter sido um grande treinador, mas era um profundo conhecedor do futebol e farejava os grandes talentos como ninguém.

Onde  me parece que Madeira Rodrigues esteve pior foi quando na ânsia de atacar Bruno de Carvalho se meteu em assuntos meramente especulativos, ou até em casos onde o Presidente não merecia ser desconsiderado, como o trabalho realizado junto às instâncias que tutelam o futebol. Não esperava que ele elogiasse a gerência do rival, mas criticar o que foi bem feito já é de mais.

De resto, basicamente o que se viu foi Madeira Rodrigues a martelar nos insucessos do futebol e Bruno de Carvalho a mostrar os mapas e os gráficos dos seus bons resultados, em ambos os casos com alguma razão. Quanto ao futuro, a grande divergência está num treinador ao qual um está colado e o outro excomungou, havendo ainda notórias diferenças de estilo, mas a experiência de 4 anos de trabalho feito é o maior de todos os trunfos, o que estranhamente Bruno de Carvalho pouco explorou.

No balanço final eu não diria que  Bruno de Carvalho perdeu este debate, mas antes que não o ganhou, como todos estariam à espera, mas já se sabe que ele não é propriamente brilhante a falar e tendo vestido um fato no qual não se sente muito confortável, essa limitação foi ainda mais notória. Quanto a Madeira Rodrigues, esticou-se até aonde pôde, às vezes até se excedeu, mas no geral deve estar satisfeito com o que conseguiu e se calhar vai fazer melhor do que os 10% a que o condenei inicialmente.

Comentários