A pensar na Juventus

Não vi o jogo de Vila do Conde em directo pois estava a viajar na altura, só quando cheguei a Lisboa tomei conhecimento do resultado e logo ali me disseram que o Sporting tinha tido muita sorte.

No dia seguinte li algumas coisas na jornalada e vi um resumo de cerca de 20 minutos com os lances mais perigosos e logo ali não percebi muito bem alguns dos comentários quase arrasadores para o Sporting, pelo que resolvi ver o jogo na integra.

É claro que ver um jogo sabendo de antemão o resultado final, não é a mesma coisa de que vê-lo em directo, mas de qualquer forma fiquei com uma ideia mais concreta em relação ao que se passou, quando ontem pude finalmente ver a gravação deste Rio Ave-Sporting e se calhar agora até posso ter uma visão mais fria dos acontecimentos, do que se tivesse sofrido durante aquelas duas horas.

Jorge Jesus optou por seguir aquela máxima de que "em equipa que goleia não se mexe" e manteve Daniel Podence no onze, uma solução aceitável, mas que tem um inconveniente quando do outro lado está uma equipa que povoa bem o seu meio campo e tem jogadores de qualidade, como é o caso deste Rio Ave, essencialmente porque William Carvalho e Bruno Fernandes são dois jogadores tecnicamente muito bons, que dão à equipa uma excelente saída de bola, mas que depois tem pouca agressividade na recuperação da mesma, algo que não se verificava com Adrien Silva, que levava o jogo todo a morder os adversários, ou mesmo com Rodrigo Battaglia, embora o argentino tenha menos qualidade do que o antigo Capitão do Sporting.

No entanto apesar do que li e ouvi por aí, acho que o Sporting até esteve melhor na 1ª parte do que na 2ª, embora nunca tenha conseguido controlar o jogo como se impunha a quem tinha de ganhar. Houve sempre muito equilíbrio e qualquer uma das equipas poderia ter marcado, pelo que o empate ao intervalo era justíssimo.

Jorge Jesus não gostou do equilíbrio da 1ª parte e resolveu mudar o figurino da equipa e dar mais músculo ao meio campo, mas a verdade é que a alteração não resultou e os primeiros 15/20 minutos da 2ª parte foram inteiramente do Rio Ave.

Depois regressou o equilíbrio, até que chegou a altura dos treinadores jogarem as suas cartadas e diga-se que ambos mostraram que queriam ganhar o jogo. Foi mais feliz Jorge Jesus porque Seydou Doumbia baralhou um bocado as marcações da defesa vilacondense, enquanto Yazalde não acrescentou nada à sua equipa, mas no final é verdade que o empate teria assentado melhor a este jogo, no entanto foi a qualidade de jogadores como Rui Patrício e Bas Dost que fez a diferença na conquista destes 3 preciosos pontos.

Há também que referir que nestes jogos que antecedem os grandes desafios europeus, há sempre a tendência para os jogadores se pouparem um bocadito e veja-se o que aconteceu em Moreira de Cónegos onde a equipa entrou a pensar já no Barcelona e acabou por empatar um jogo que era obrigatório ganhar. Desta vez o Sporting foi mais feliz num campo muito difícil e costuma-se dizer que é assim que se ganham campeonatos.

Mas apesar dessas poupanças as lesões apareceram e vão condicionar fortemente a equipa para o jogo de hoje, mas desde já digo aqui com todas as letras, que é muito mais importante ganhar ao Braga do que à  Juventus.



Comentários