#MaisSportingMenosCarvão


Já aqui escrevi que há muito tempo que não compro jornais desportivos e nunca na minha vida comprei o CM. Mas costumo passar pelos sites de alguns desses diários, só que aquilo está cada vez mais pobre e tem pouco que ler, é só mesmo as gordas. Neste ponto estou inteiramente com o Presidente Bruno de Carvalho, pelo que dentro das modestas possibilidades deste blogue, o Leoceano adere ao #MaisSportingMenosCarvão do blog Mister do Café e se a maioria dos sportinguistas fizerem o mesmo, vai-lhes doer, ai vai, vai.

De resto o apelo ao boicote à comunicação social feito por Bruno de Carvalho na última AG do Sporting, deu, como era de esperar, aso a horas e horas de discussão, com o Presidente do Sporting a ser comparado a alguns do maiores criminosos da história mundial, desde Hitler até Kim Jong-un, passando por Estaline e Mussulini.

É claro que Bruno de Carvalho exagerou quando pediu aos comentadores afectos ao Sporting para abandonarem os programas, mas estas hipérboles do Presidente do Sporting já são mais do que conhecidas e muitas vezes são estratégicas no sentido de terem mais impacto, o que quer se queira quer não, resulta.

Mas como é evidente, e mesmo sem dar desconto aos excessos, o que Bruno de Carvalho disse não configura nenhum crime, muito menos comparável com a Alemanha nazi, a Rússia comunista, a Itália fascista ou a Coreia do Norte de hoje, pelo que as reacções que provocou são ainda mais exageradas do que foi o seu discurso de vitória na atrás referida AG, e revelam o incómodo que ele está a causar. Ou seja, a estratégia delineada pode mesmo atingir os seus objectivos. 

Entretanto na passada 5ª feira no programa Verde no Branco da Sporting TV, José Ribeiro, um jornalista que recentemente entregou a carteira profissional abandonando o Record para vestir a camisola do Sporting, fez graves acusações a Nuno Farinha, o director adjunto do jornal onde Ribeiro trabalhava, isto entre outras revelações sobre a forma como as coisas funcionam nas redacções.

Toda a gente já tinha reparado na subserviência de Farinha em relação a Vieira, numa postura quase de adoração, pelo que ninguém se admirou com as novidades, mas não deixa de ser espantoso que a comunicação social tenha assobiado para o lado, fingindo não ter dado por nada, naquilo que parece ser uma óbvia retaliação ao apelo de Bruno de Carvalho. Ai não queres que nos leiam ou vejam, então também não fazemos ressonância do que dizes. Bom, pelo menos quando não der jeito.

É aqui que a presença dos comentadores do Sporting deve ser útil, pelo que sinceramente não percebi a postura de Hélder Amaral ontem na CMTV, quando até foi o cartilheiro Calado que puxou o assunto à baila, atacando Ribeiro sem que o representante do Sporting reagisse, ou aproveitasse para acender um assunto claramente comprometedor para o Benfica e para os seus avençados.

De qualquer forma ficámos mais uma vez a saber que para o SJ, o CNID, a ERC e a generalidade da comunicação social, o que é grave é apelar ao boicote aos jornais e às televisões, onde o Sporting é diariamente desrespeitado. Já a confirmação das práticas reveladoras desse desrespeito, quer da parte de quem procura controlar a comunicação social, quer de quem se deixa instrumentalizar e se presta ao papel moço de recados, isso não interessa para nada e muito menos pode ser relacionado com atitudes ditatoriais e anti democráticas.

Mas eu cá por mim e já que entrámos em tempo de exageros, atrevo-me a dizer que tudo isto tem um pouco de Saeed al Sahhaf ou de Goebbels, e até me atrevo a dar um conselho à máquina de propaganda: não ponham o Vieira a ler discursos, é que juntando a falta de conteúdo à forma, aquilo vira anedota, mesmo que hoje nas crónicas e comentários não faltem baba, vénias e aplausos.

E aqui mais uma vez me junto a Bruno de Carvalho, abram a pestana.

#MaisSportingMenosCarvão

Comentários