Deixa o Sporting em paz Octávio

Ponto prévio: nunca gostei do Octávio, nem como pessoa, devido às suas ligações ao FC Porto do tempo do "sistema", nem como treinador, pois foi o responsável por aquele que talvez tenha sido o Sporting mais feio que eu já vi, nem sequer como dirigente, embora reconheça que quando ele veste uma camisola dá tudo o que tem por ela.

Sendo assim foi com algumas reservas que encarei a sua entrada no Sporting a pedido de Jorge Jesus, mesmo que a sua experiência até pudesse ser útil nas funções que lhe foram atribuídas, mas estava-se mesmo a ver que com o seu feitio truculento, a sua  relação com o Presidente tinha tudo para acabar mal.

Não me interessa se ele se despediu, ou se foi despedido, nem sequer as razões que estiveram por de trás da sua saída, o que me preocupa é a confirmação daquilo que eu temia em virtude do habitual destempero verbal do Octávio, que por norma saí sempre a mal e que depois não perde uma oportunidade de entrar na senda da lavagem de roupa suja.

Também não me interessa se o Octávio é benfiquista desde pequenino, ou se se tornou portista na sua longa passagem pelo FCP, mas de sportinguista é que ele me parece ter muito pouco, pelo que é no mínimo esquesito que uma televisão o tenha convidado para representar o Sporting como comentador, ele que até já tinha desempenhado essas funções na mesma estação, mas no papel de homem do futebol sem nenhuma camisola vestida, isto numa altura em que já revelava sinais da sua "paixão" por Bruno de Carvalho, sem nunca evidenciar qualquer costela sportinguista.

No entanto todos já percebemos que o tiro ao Presidente do Sporting é uma das modalidades preferidas da comunicação social, pelo que mal saiu de Alcochete, Octávio passou a ter um lugar garantido como comentador e certamente que não lhe faltaram convites.

O velho Octávio entrou em acção de fininho, sempre na defesa do seu amigo Jesus e do grupo de trabalho a que tinha pertencido, mas nunca escondeu o seu mal estar para com o Presidente, com as suas constantes indirectas no peculiar estilo do "vocês sabem do que é que estou a falar", pelo bastou que Bruno de Carvalho se fartasse da brincadeira e espirrasse, para que Octávio desatasse a bater-lhe, elevando-o à condição de causador de todas as desgraças que aconteciam lá para os lados de Alvalade.

O que o Octávio ainda não percebeu, ou se percebeu fez de contas que não, foi que o papel a que ele se está a prestar só prejudica o Sporting e por tabela o grupo de trabalho que ele tanto diz defender e o seu amigo Jorge Jesus.

Octávio passa a vida a dividir o Sporting, colocando de um lado um treinador que para ele está acima de tudo e de mais alguma coisa e do outro um Presidente, que segundo ele é o responsável por tudo o que de mal acontece no Sporting, o que ainda se torna mais contraproducente numa altura em que com a derrota no Dragão a equipa de futebol ficou quase afastada da corrida pelo título, caindo para o 3º lugar, isto para além de estar em desvantagem na meia final da Taça, pelo que Jorge Jesus começa a ser alvo de uma crescente contestação, ao mesmo tempo que os cartilheiros espalham boatos.

A continuidade de Jorge Jesus no Sporting é um assunto para se discutir apenas no final da temporada e, aí Octávio terá tempo para passar mão no pêlo de quem o ajudou e para destilar os seus ódios de estimação, até lá era bom que estivesse caladinho no seu canto.

Esta é a altura de as tropas se unirem pois a época ainda não está perdida, mas o Octávio na sua sede de ajustar contas com Bruno de Carvalho está a fazer o jogo dos rivais prejudicando o grupo que tanto elogia e o treinador que confiou nele. Será que não há ninguém capaz de lhe explicar isto?

Comentários